Você sabia que um dos problemas mais recorrentes no Condomínio é o conflito de vizinhança devido às infiltrações?
Eu Sou o Administrador Marcelo Carvalho* e vou passar algumas dicas que vão te ajudar desde já à entender e resolver esses problemas.
Basicamente os vazamentos podem ocorrer entre as unidades autônomas que são apartamentos, ou entre a unidade autônoma e às áreas comuns do prédio.
Se o vazamento ocorrer entre as unidades autônomas que são os apartamentos o problema precisa ser resolvido e acordado entre os donos desses apartamentos.
Por exemplo:
O apartamento do meu vizinho está com uma infiltração e essa infiltração causou manchas na parede do meu apartamento.
Nesse caso eu preciso conversar com o meu vizinho para que ele conserte a infiltração no apartamento dele e também conserte os danos que ocorreram no meu apartamento, devido a infiltração que partiu da unidade dele.
Outra situação muito comum é quando o vazamento tem origem da área comum do Condomínio.
Nesse caso, o princípio é o mesmo. O Condomínio precisa consertar o vazamento e indenizar quem sofreu o prejuízo.
É muito importante ter um especialista que trabalha com hidráulica, para identificar a origem do desse vazamento, ou dessa infiltração.
E é indispensável ter um Administrador de Condomínios especializado para identificar quais são as partes que pertencem às áreas comuns do condomínio e quais são às áreas de propriedade privada, que é exclusiva de cada condômino.
Desse modo, com a mediação de um Administrador, podemos evitar a judicialização dos problemas e todos os custos e transtornos envolvidos na abertura de um processo da justiça.
*Marcelo Otávio A. R. de Carvalho, Bacharel em Administração, MBA em Gerenciamento de Projetos. Administrador Habilitado pelo CRA-SP.