Síndico(a) e Empresa Administradora: Você sabe como essa relação realmente funciona?
No dia a dia dos condomínios, é comum que moradores confundam as funções do síndico com as da empresa administradora. Mas entender a diferença entre esses dois papéis é fundamental para que tudo funcione bem e com transparência.
A administradora é o “braço técnico” do condomínio.
Ela cuida da parte burocrática, administrativa, financeira e fiscal, emite boletos, faz a gestão de contratos, paga as contas, oferece suporte administrativo/financeiro, redige comunicados, notificações e acompanha rotinas administrativas.
Já o síndico é a figura eleita pelos próprios condôminos (proprietários) para tomar decisões em nome da coletividade, isto é, em nome do condomínio.
O síndico atua na linha de frente, fiscaliza serviços, contrata e demite funcionários, autoriza ordens, convoca assembleias e responde civil e criminalmente pela gestão do condomínio.
Embora trabalhem em conjunto, síndico e administradora são estruturas independentes.
Cada um com seu papel, com suas responsabilidades e sua autonomia.
É justamente por isso, que essa parceria funciona melhor quando baseada no profissionalismo, na confiança mútua, na ética e no compromisso com a boa gestão.
Ambos são fundamentais e quando o trabalho é bem compreendido, quem ganha é sempre o condomínio, que fica mais organizado, eficiente e com maior transparência para todos.
By CarvalhoAdm
#CarvalhoAdm #RMVale #sanja #saojosedoscampos #valedoparaiba #litoralnorte #taubate #jacarei #caçapava #altotiete #mogidascruzes #suzano #GestãoCondominial #Síndico #AdministradoraDeCondomínios #CondomínioOrganizado #GestãoEficiente #CarvalhoAdministração #VidaEmCondomínio #MoradiaColetiva#QuemFazOQueNoCondomínio #TransparênciaNaGestão #SíndicoEAdministradora #FunçõesCondômino #GestãoCompartilhada #InformaçãoQueAjuda #VocêSabia #FicaADica #EntendaMais #CondomínioBemCuidado #DúvidasCondômino #BoaConvivência